Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Correntes grau 8
Formadas por elos interligados, as correntes são acessórios que podem ser utilizados para diferentes finalidades de acordo com cada necessidade. A qualidade do aço utilizado em sua fabricação é indicada através do grau apontado em sua descrição, sendo que, quanto maior o grau melhor a qualidade e menor o peso do produto. As correntes grau 8 da Siva, por exemplo, são fabricadas com 50% a mais de resistência comparada com as convencionais. Altamente resistentes, mesmo podendo ser utilizadas para finalidades mais simples, são indicadas para o uso em movimentação de cargas. Correntes grau 8 com elo em aço redondo nos diâmetros de 6 até 32 mm, fabricadas de acordo com as especificações da norma EN 818-2. 100% inspecionadas quanto a capacidade de carga (carga de teste) e 100% dos lotes rastreados.
As correntes grau 8 são divididas em graus baseados na carga de ruptura mínima, e divididas excepcionalmente em grau-8 e grau-10. Em cada etapa de fabricação da corrente, o monitoramento de qualidade garante maior segurança e elevada vida útil ao produto.
Seguem alguns aspectos especialmente importantes de qualidade:
- Material: O material recebido é fornecido com certificados de teste apenas de fabricantes qualificados e de acordo com as nossas especificações de materiais indicadas.
- Fabricação: Durante curvatura e soldagem, o operador controla de maneira contínua a fim de que o elo chegue às dimensões especificadas antes e após a soldagem. Amostras são continuamente testadas na solda. Formas, dimensões e rebarbas são inspecionadas visualmente. Após tratamento térmico, todos os elos da corrente passam por Teste de Carga de Fabricação. Revenimento e têmpera são realizados de maneira contínua em fornos de indução controlados por computador com amostragens regulares.
- Carga de Prova: Toda a corrente passa por teste de carga. A carga do teste para a corrente de elo curto é 2,5 vezes a carga máxima de trabalho permitida. Isto proporciona elevada segurança à corrente em uso. A corrente é então visualmente inspecionada e cortada no comprimento para a entrega. Uma amostra retirada de cada comprimento e passa pelo teste de ruptura. As dimensões e a forma também são verificadas. Todos os resultados são documentados.
- Marcação: As normas internacionais para a corrente de elevação exigem que as correntes sejam marcadas com seu respectivo grau.
É determinante para segurança dos usuários seguir as indicações de capacidade, atendo-se a possíveis danos ou sinais de desgaste do tempo. Os usuários das correntes de elevação devem levar em consideração alguns detalhes referentes à conservação das mesmas:
- Peso da carga: não pode ultrapassar 25% da carga de ruptura mínima indicada;
- Temperatura: sua capacidade pode ser reduzida em caso de temperaturas extremas;
- Inspeção: a cada 6 meses ou 1 ano dependendo da finalidade empregada às correntes de elevação;
- Substituição: a partir do momento em que o diâmetro médio reduzir 10% do seu diâmetro nominal ou quando apresentarem qualquer tipo de deformação no comprimento.